Filhote de Golden Retriever como Treinar

É difícil não amar um filhote de golden retriever, exceto, é claro, quando ele está fazendo xixi no chão de casa ou comendo o sapato de alguém. Treinar um golden retriever na infância o ajudará a formar um vínculo com o animal, a mantê-lo segundo (e seus pertences também!) e fará com que ambos fiquem mais felizes. Existem algumas coisas que todos os donos querem ensinar – a fazer xixi em um lugar específico e a obedecer quando estiver na rua, além de alguns comandos básicos como “senta” e “vem”. Apesar disso, existem dúzias de outros comportamentos que podem ser ensinados para o filhote de Golden Retriever utilizando o mesmo método.

1- Conheça o método básico.

Existem diversos modos diferentes de se treinar cães, mas os mais eficazes se resumem a três coisas: recompensar comportamentos desejados, não recompensar comportamentos indesejados e ser consistente.

Recompensar comportamentos desejados: essa é a parte fácil e divertida. As recompensas não valem apenas para quando se está treinando o cão. Caso o filhote urine fora de casa, elogie-o. Caso ele cumprimente outro cão de modo amigável, informe-o de que é um bom menino.

Não recompensar comportamentos indesejados: é necessário ser um pouco mais vigilante. Caso o cão esteja fazendo algo que não o agrade, considere os motivos dele: normalmente isso ocorre quando ele é recompensado erroneamente. Você precisa remover de modo consistente essa recompensa. Por exemplo, se o cão pula sobre você com animação ao ver a coleira, você não deve colocá-la nele e levá-lo para passear, pois isso recompensa esse comportamento. Em vez disso, vire para o outro lado ou olhe para o céu até que ele se acalme. Coloque a coleira e leve-o para passear em seguida.

Consistência: todos na residência devem responder do mesmo modo aos comportamentos do cão. Se você não oferece comida da mesa para ele, mas seus filhos o fazem, você terá um problemão. Se algumas vezes você pede que o cão pare de pular quando o cumprimenta e em outras responde de modo entusiasmado a ele, você está enviando mensagens confusas para o animal.

2 – Escolha a recompensa.

Sempre que estiver treinando algum comportamento específico, você precisará de uma recompensa em mãos. Escolha algo que os golden retriever amam; quanto melhor a recompensa, mais fácil será ensinar algo.

Se o filhote ama brincar, você pode tentar utilizar o brinquedo preferido dele, entretanto, a maioria das pessoas acredita que utilizar petiscos é o modo mais eficaz de se ensinar algo a um cão. Os melhores petiscos são os preferidos do cão, os fáceis de repartir e os saudáveis.

Utilize uma variedade de petiscos para não entediar o animal. Boas opções incluem:
– Palitos de queijo.
– Frango cozido.
– Bolinhos de carne ou “bifinhos” (encontrados em pet shops).
– Biscoitos caninos divididos ou petiscos próprios para treinamento.
– Cenouras ou ervilhas congeladas (para cães de dieta).

3 – Considere o treinamento com um clicker.

Nesse tipo de treinamento, você utiliza um som (o “clique” emitido pelo clicker) para informar o cão de que ele fez algo correto. Esse som é muito eficaz, pois é consistente, único e diferente da voz humana. Entretanto, você também pode dizer “bom” ou “sim” como sinais, caso não possua um clicker.

Pegue o clicker e coloque um petisco na mão. Caso o cão tente pegá-lo, feche a mão. Clique e ofereça o petisco ao animal. Repita alguns minutos mais tarde. Repita até que o cão venha imediatamente após o clique e espere um petisco.

4 – Treine uma habilidade de cada vez e mantenha as sessões curtas, simples e recompensadoras. Um treinamento eficaz deve ser divertido para você e para o cão. Para aproveitá-lo ao máximo, siga essas práticas:

– Seja breve. Os treinos não devem durar mais do que 15 minutos. Seja ainda mais breve com filhotes.
– Treine as habilidades por partes. Por exemplo, se estiver ensinando um cão a sentar e ficar, comece ensinando-o a sentar. – – – Recompense-o sempre que ele fizer isso, adicione um comando à ação e pratique a repetição. Em seguida, ensine o cão a permanecer sentado enquanto você vai embora. Mais tarde, leve a sessão de treinamento para um ambiente com mais distrações, como um parque.

Divida o treinamento assim para torná-lo mais eficaz.
Utilize palavras simples, não frases. Os comandos precisam ser simples e consistentes: “Senta”, em vez de “Senta, Fido”, “Sente-se” ou “Senta, por favor.” Quanto mais palavras você utilizar, mais confuso o cão ficará.

Não vá rápido demais e nem demore muito. Caso o cão esteja apresentando dificuldades com alguma parte do treinamento, volte para uma parte que ele já aprendeu. Mantenha a experiência positiva e não termine com um fracasso. Pare antes que o cão fique entediado ou frustrado.

Pratique na vida real. Não treine o animal apenas durante as sessões de treinamento. Pratique os comandos “senta” e “fica” nos passeios de vocês. Torne o treinamento parte da vida do animal.
Seja paciente! Treinar um cão requer tempo. Na verdade, esse é um processo que nunca termina, mas que vale a pena. Um cão bem treinado é feliz e saudável.

5 – Decida o que deseja ensinar ao cão.
Todos os donos querem que os Filhotes de Golden Retriever aprendam que não devem fazer xixi em casa o mais cedo possível e a maioria quer treiná-los a obedecer quando estiverem passeando.

O treinamento de obediência básico – senta, fica, vem, deita e rola – também é vital. Os outros truques, habilidades e comportamentos desejados dependerão dos gostos de cada dono e cão.
Os golden retriever amam buscar as coisas e esse é um ótimo exercício, portanto, ensine o filhote a fazer isso. Uma boa opção é ensinar o animal a brincar de cabo de guerra ou de buscar um frisbee.

Truques como “fala” ou “toca aqui” são divertidos, mas não necessários.
Se você viaja frequentemente com o animal, lembre-se de treiná-lo a utilizar as caixas de transporte e gaiolas.
Dependendo do temperamento do animal, pode ser necessário treiná-lo a não implorar coisas, a não pular em você quando chegar em casa e a não demonstrar agressividade contra outros cães (apesar desse não ser um problema comum com golden retrievers).