Filhote de Golden Retriever treinando a ser obediente

1 – Decida o que ensinará ao filhote.

Os treinos de obediência consistem em ensinar o cão a fazer coisas como respostas aos comandos verbais ou aos sinais. Comandos básicos como “senta”, “vem”, “sai” e “fica” são importantes para controlar o cão e garantir a segurança dele, mas existem muitos outros que você pode ensinar, como “rola”, “pula” ou “fala”. A maioria dessas habilidades é ensinada com os mesmos métodos básicos de recompensa – método da captura ou da isca – que serão demonstrados abaixo com o comando “senta”.

2 – Utilize o método da isca para ensinar o cão a sentar.

Divida o treino descrito abaixo em diversas sessões breves espaçadas em diversos dias.
– Abaixe o braço na direção do cão com um petisco na mão para que ele o cheire. Erga a mão para cima por trás da cabeça do cão. Conforme o olhar dele o segue, ele sentará automaticamente. Assim que fizer isso, diga “sim” – ou utilize o clicker – e entregue o petisco. Faça isso até que o cão se sente sempre que ver a isca.
Tente a mesma coisa sem o petisco na mão. Estique o braço, diga “Senta!” e retorne o braço para a posição inicial. Entregue o petisco assim que o cão sentar.
– Quando o filhote sentar sem que você ofereça um petisco com antecedência, dê um passo para trás e repita o movimento do braço ao dizer “Senta!”.
– Por fim, diga “Senta!” sem realizar o movimento do braço. Recompense o cão quando ele obedecer.

3 – Utilize o método de captura.
Pegue uns petiscos. Ignore o cão, mas fique de olho nele. Assim que ele sentar, diga “Senta!” rapidamente e jogue um petisco. Ele provavelmente tentará de tudo para conseguir outro petisco. Aguarde ele sentar novamente, diga “Senta!” rapidamente e jogue um petisco. O cão logo associará o ato de sentar com a palavra “senta” e com os petiscos.