Golden Retriever – Características da Raça

Saiba tudo sobre o Golden Retriever
25/03/2016
Filhote de Golden Retriever em São Bernardo do Campo
22/07/2017

Atualmente, são muito utilizados como cães-guia, auxiliando deficientes físicos. Por serem educados, meigos, exuberantes e um dos cães mais inteligentes, os Goldens Retrievers conquistaram espaço entre as raças mais populares.

A docilidade, a alegria, a obediência e inteligência do Golden Retriever fizeram com que essa raça seja uma das mais queridas e populares. São lindos, vistosos e estão sempre prontos para qualquer coisa.

Principais características do Golden Retriever

– Coloração: qualquer tom de dourado ou creme.
– Expectativa média de vida: de 10 a 13 anos.
– Olhos: castanhos.
– Nível de energia: moderado a alto.
– Pelagem: longa.
– Qualidades principais: é afetuoso e companheiro.
– Peso: de 27 kg a 36 kg.
– Altura: fêmeas – 51 cm a 56 cm; machos – 56 cm a 61 cm.
– Preço: de $ 1.000 a $ 3.500.

1. Goldens Retrievers não gostam de ficar sozinhos

Essa raça não é indicada para quem passa muito tempo fora de casa.

O Golden é o tipo de cachorro perfeito para quem tem tempo. Ele é apaixonado por pessoas e gosta de passar o máximo de tempo possível rodeado por elas e, claramente, não gosta nem um pouco de ficar sozinho.

Ainda que de porte grande, o esse também não é um cão apenas de quintal. Ter um contato restrito com seus donos pode deixá-lo bastante triste, resultando em um comportamento barulhento e/ou destrutivo. Então, se quer ter um cachorro para ser parte fundamental da família, essa raça pode ser a sua melhor escolha.

2. Golden Retriever solta pelo

Golden passa por troca de pelos

A boa notícia é que essa incrível raça não solta muitos pelos o tempo todo; a má notícia é que, duas vezes ao ano, ela passa por uma troca total e sua casa ficará literalmente peluda. Para diminuir a quantidade de pelos que caem, lembre-se de levar seu cão quinzenalmente a um pet shop, para que os pelos e a pele recebam os devidos cuidados. A escovação semanal também é essencial para que os pelos mortos sejam retirados.

3. Golden Retriever é bagunceiro

Essa raça Golden Retriever adora brincar

O Golden retriever possui um alto nível de energia e adora brincar, principalmente com o que não pode. É muito comum ver os cães dessa raça pegando as roupas de seus donos e diversos tipos de objetos deixados pela casa. Sem dúvida, fazem uma verdadeira bagunça, mas continuam adoráveis!

A boa notícia é que, apesar do instinto do etriever, essa raça é muito inteligente, fazendo com que o adestramento seja mais fácil. Entretanto, mesmo que queira educar bem o seu cachorro, não se esqueça de deixar que ele se divirta e aja conforme sua natureza.

4. Golden lida bem com pessoas e animais

Golden tem facilidade em lidar com tudo e todos

Os cães dessa raça são extremamente sociáveis e, para melhorar, adoram se divertir com pessoas de todas as idades e outros animais. Geralmente, não escolhem apenas um dono, pois se apegam a todos os familiares. Também adoram crianças e são pacientes com elas, mas essa união deve ser sempre observada, pois são cães grandes e podem machucar a criança sem querer.

Além de lidarem bem com pessoas de todas as idades, adoram outros companheiros animais, sejam da mesma espécie ou não. Entretanto, vale frisar que é essencial que todo cão passe por um processo de socialização ainda quando filhote, e com o Golden não deve ser diferente.

5. Golden não é um bom cão de guarda

Raça não é ideal como cão de guarda

Vale mencionar, mais uma vez, que o Golden é apaixonado por tudo e todos. Então, não é uma raça ideal para ser utilizada como cão de guarda, pois é bem provável que ele se torne um grande amigo da ameaça.

O Golden Retriever tem muitas qualidades e poderíamos até dizer que ele é um pacote completo, exceto pelo instinto de proteção que não possui muito.

6. Golden precisa de exercícios físicos diários

O Golden tem muita energia para gastar

O alto nível de energia do Golden pode deixar sua casa uma grande bagunça e, caso ele não pratique exercícios físicos, a situação pode ser lamentável. A lógica é simples: se você deseja um Golden mais tranquilo dentro de casa, faça com que ele se exercite fora dela. Para isso, leve-o para passear diariamente e reserve um bom tempo para brincadeiras, pois a raça adora movimentar-se.

Outro ponto é o fato de o Golden ser uma raça com fortíssima tendência a desenvolver uma displasia coxofemoral. A obesidade pode incentivar e piorar esse quadro. Então, não se esqueça de proporcioná-lo, além dos passeios, uma dieta equilibrada.

7. Cuidados necessários com o Golden Retriever

Problemas de saúde e cuidados com a raça

É muito comum ver um Golden que possui displasia coxofemoral. Essa doença pode ser detectada entre 5 a 8 meses de idade e, por terem uma grande influência genética, cães que possuem a enfermidade não devem ser cruzados. Esse é um dos muitos motivos pelo qual seu futuro Golden deve ser adquirido com um criador responsável.

Os problemas oculares mais comuns na raça são a catarata, o entrópio de pálpebras e a atrofia progressiva da retina, que pode levar o animal a perder parte da visão ou toda ela. As primeiras duas podem ser identificadas através de exame, por volta dos 3 meses de idade. Já a atrofia é detectada entre o 4º e o 8º ano de vida.

Os principais cuidados estão relacionados à pelagem da raça. Por ser longa e densa, há que ser ensaboada, enxaguada, secada e escovada sempre com muito cuidado. Atenção especial para não deixar excesso de xampu e para não deixar os pelos úmidos, pois o Golden pode desenvolver dermatites facilmente nesses casos. Cuide também dos ouvidos, mantendo-os limpos e secos, de forma a evitar otites.

Fonte: Bolsa de Mulher