Temperamento do Golden Retriever

Padrão da Raça Golden Retriever
Quanto Custa um Filhote de Golden Retriever?
25/03/2016
Saiba tudo sobre o Golden Retriever
25/03/2016

1. O que faz da raça Golden Retriever boa para crianças? Quais as qualidades que se destacam na convivência desse tipo de dono?

O Golden Retriever é uma raça extremamente sociável, adoram se divertir com pessoas de todas as idades, são extremamente inteligentes, ativos e confiáveis aos donos.

É muito comum que o Golden não escolha apenas uma pessoa para ser seu dono, pois ama e se apega a todos. São cães apaixonados por crianças, tem um temperamento tranquilo, além de sua paciência ímpar; são dóceis e se adaptam bem a ambientes movimentados. Amam brincar e interagem com quem estiver por perto.

A doçura, companheirismo, brilhantismo e graciosidade do Golden faz com que os cães da raça sejam verdadeiras “babás”. É importante ressaltar que, ainda que seja uma raça extremamente dócil, a união de um cachorro e uma criança deve sempre ser observada por um responsável.

É comum notar uma mudança de comportamento na criança após a chegada de um companheiro de quatro patas, elas aprendem a melhor se relacionar com outras pessoas, ficam mais alegres e carinhosas.

Além disso, ter um animal de estimação ajuda a fortalecer o senso de responsabilidade, já que seu novo amigo precisa de atenção, carinho e cuidados todos os dias. Sem contar que são excelentes aliados no desenvolvimento físico da criança graças ao jeito brincalhão da raça que está sempre arrumando um jeito novo de te convidar para uma aventura!

Podemos também citar os benefícios terapêuticos do Golden Retriever, é uma raça bastante procurada para auxiliar na motivação e recuperação de doentes, principalmente crianças e idosos.

Inclusive, no mês de Dezembro/15 a Cães & Cia publicou uma matéria sobre um cliente do Canil Golden Premier que tem um Golden Retriever pra lá de especial, Drake, como o chamam, acompanha seu amigo Raphael por todo lugar, a dupla é inseparável, a única hora em que Rapha não está com Drake é quando tem que ir a escola.

2. Quais os pontos fortes do temperamento da raça Golden Retriever?

O Golden se destaca por sua natureza devota e apaixonada pela família tornando-se um fiel companheiro. Seu jeito doce, amigável, afetuoso e até mesmo brincalhão agrada a todos.

É impressionante como estão sempre em busca de aprender algo novo para poder agradar seu dono.

3. A rotina de exercícios da raça é alta? Eles são ativos? Brincalhões?

O Golden Retriever possui um alto grau energético, com isso, o melhor sempre são as brincadeiras e corridas. São apaixonados por água, ir a piscina é sempre um belo convite para o Golden! Exercícios “de busca” são seus preferidos e ao mesmo tempo são excelentes meios de exercitá-lo.

Gostam de aprender novas lições que o desafiem ainda mais após receberem os carinhos e comemorações de seus donos por seu belo trabalho.

Uma dica é leva-los para passeios no parque e sempre em companhia da família, quanto mais integrado a ela, mais feliz ele vai estar.

4. Como é a convivência com um cão da raça Golden Retriever? Ele gosta de contato com o dono ou é mais de seguir pela casa? Ele fica somente no quintal ou precisa conviver em casa com o dono?

Por ser super carinhoso e companheiro, ele sempre ficará mais feliz se estiver perto dos que ama; o contato com a família é fundamental.

Não é necessário que ele fique dentro de casa, ele pode ficar no quintal sem problema nenhum, desde que tenha um bom contato com seu dono/família. É importante lembrar que ele precisa de atenção e irá adorar poder ficar por perto, receber um abraço e ter com quem brincar.

5. Que cuidados é preciso ter com crianças em convívio com a raça pelo tamanho deles? Como é o trato do cão com crianças?

Os Goldens amam crianças, são pacientes, tolerantes e carinhosos. Sua energia e inteligência fazem deles a companhia perfeita para crianças.

É muito importante que os pais estejam por perto e instrua tanto o filho quanto o seu novo amigo, para que assim aproveitem de maneira segura e saudável.

6. O filhote de Golden Retriever precisa de mais interação e brincadeiras? Se sim, quanto mais?

Os filhotes da raça Golden Retriever são alegres e muito ativos, adoram correr e brincar com o seu dono. É importante que o filhote aprenda, desde pequeno, sobre disciplinas e regras que deverão ser cumpridas, porém, o essencial é que este processo seja realizado com muito carinho e paciência; Goldens são muito inteligentes e isso facilita o aprendizado, mais a forma de ensiná-los regerá seu comportamento no futuro.

Não podemos esquecer que o filhote também é uma criança, tudo para ele é novo, não sabe o que é certo e errado, desta forma, cabe ao dono ensina-lo aos poucos.

7. Quais as outras aptidões da raça Golden Retriever? Ele se encaixa em quais outros perfis de donos? O Golden Retriever pode ser criado em apartamento? Para que funções ele não é muito indicado e porque?

Inicialmente o Golden Retriever tinha seu desempenho direcionado a atividades relacionadas à caça. Com a notável obediência, inteligência e capacidade de concentração da raça, o Golden foi tomando cada vez mais espaço, tornando-se apto as mais diversas funções.

Por ser um observador nato, sua capacidade de se expressar através de atitudes chama a atenção, o que o faz um admirável cão-guia para deficientes visuais, bem como um dedicado cão-terapeuta, auxiliando e motivando na terapia de pessoas com deficiência física e mental, além de um querido cão de companhia.

É a raça perfeita desde crianças e idosos até esportistas. Companheiro e leal, esta sempre junto com seus donos, que ficam admirados com sua capacidade de aprender rapidamente tudo o que ensinam.

Por ser extremamente afetuoso e carismático, amável e confiante como si só, a possibilidade de fazer de um Golden Retriever um cão de guarda pode ser descartada. Por outro lado, para quem deseja se socializar e fazer amigos ele é o companheiro perfeito! É raro quem passa ao lado de um Golden e resiste à tentação de parar alguns minutos para tirar uma foto, conversar e até mesmo brincar com ele.

Além disso, o Golden costuma dar-se muito bem com outros animais, transparecendo ainda mais, seu nível de sociabilidade.
Para quem mora em apartamento também é possível ter um Golden. Seu temperamento é mais calmo do que de algumas raças e se adaptam facilmente. Porém, nada de deixa-lo fechado em um espaço pequeno sem poder se movimentar. Ele tem que poder circular pelo ambiente, e claro, praticar suas atividades junto ao seu dono como, por exemplo, passeios ao parque.